O bom atendimento é imprescindível em qualquer negócio. Por isso, estamos aqui para trazer algumas dicas valiosas para um excelente atendimento em Óticas, considerando as particularidades deste setor.
Uma boa Ótica não vende óculos e lentes, vende saúde, confiança e segurança ao cliente. Veja como transmitir tudo isso na venda e aproveite!
- TRANSMITA ENTUSIASMO
Simpatia e cordialidade são fundamentais, mas um vendedor que demonstra energia e boa vontade consegue ser lembrado, pois é normal que o cliente de ótica faça várias cotações até decidir pela compra. Então, faça o cliente lembrar do seu atendimento. Confira algumas dicas simples para manter seu entusiamo:
- Antes de iniciar as atividades na loja veja ou leia conteúdos felizes, de autoajuda e motivação na internet para se abastecer de uma atitude positiva;
- Alimente-se bem antes, durante e depois da jornada de trabalho. A alimentação ajuda a manter a energia;
- Faça atividades físicas regulares, pois além de cuidar da saúde, elas ajudam a manter o seu entusiamo até o fim do expediente;
- Lembre-se de ouvir o cliente com toda paciência e atenção. OUÇA MAIS e FALE MENOS. Assim, você não perde tanta energia e consegue entender melhor as necessidades do cliente para apontar as melhores soluções.
- SAIBA O QUE ESTÁ FALANDO
Em óticas, além de dominar o processo de venda, pedidos para laboratório, formas de pagamento, dentre outros, o vendedor óptico precisa conhecer sobre a saúde dos olhos. Alguns temas são essenciais. É preciso conhecer o globo ocular e suas principais patologias, ametropias, deficiências visuais, leitura de receitas, dentre outras informações. Conhecimento é a chave para um ótimo atendimento em ótica, por isso, uma capacitação de qualidade é imprescindível.
Não esqueça, também, de se atualizar sobre novas tecnologias. Muitos sites de fornecedores de lentes e armações por exemplo, possuem formas de cadastrar e-mail. Então, aproveite para fazer seu cadastro e receber informações sobre o setor em que você atua com maior rapidez.
- SAIBA OUVIR
Além de preservar sua energia como falamos acima, saber ouvir dá ao vendedor muitas informações importantes para uma boa negociação. Vender é ouvir. Não é falar.
O cliente de ótica, muitas vezes, precisa falar sobre o seu problema, sai do consultório médico com dúvidas e angústias. Outras vezes, já fez orçamento em outros locais e estas informações podem ajudar na argumentação de venda e provar o diferencial do atendimento qualificado.
- SEJA SINCERO
Se no momento do atendimento você não souber a informação sobre determinado produto ou problema oftalmológico apresentado pelo cliente, não tente mentir ou fingir que domina o assunto. Pergunte a um colega de trabalho mais experiente, ao gerente ou ao proprietário do negócio. Na área de saúde, a resposta errada pode gerar diversos conflitos futuros e aumentar a insegurança do cliente. Por isso, não hesite em pesquisar e dizer ao cliente para aguardar enquanto procura pela informação correta.
- PERSONALIZE O ATENDIMENTO
Atenda pelo nome do cliente. Ofereça água, café e dê abertura para que ele aponte os produtos que gostar.
Fique atento ao perfil do cliente. Muitas vezes, o vendedor julga o cliente pela roupa que ele está usando ao entrar na loja e isso pode ser uma armadilha. Então, para não errar, faça perguntas. Tente compreender o estilo preferido do cliente como esportivo, clássico, moderno, colorido, grande, pequeno. Pergunte sobre sua profissão, hobbies, etc. Além de quebrar o gelo, as chances de você indicar o produto certo aumentam.
Se o cliente quiser algo econômico, acredite nele, mas esta é uma objeção super comum. Reaja dizendo que precisa informá-lo sobre o melhor produto que a ótica trabalha pelo menos para que ele tenha conhecimento. Esta estratégia ajuda a melhorar o valor da compra – o cliente que pensava em algo mais barato pode levar algo com valor intermediário -, além de transmitir a credibilidade da ótica por trabalhar com uma gama maior de soluções para o cliente.
- INVISTA NO PÓS-VENDA
Ao menos uma vez ao ano, o cliente com ametropia procura seu oftalmologista, portanto, invista no pós-venda. Você pode oferecer a ele lentes de contato para garantir compras mensais ou trimestrais.
Você pode, ainda, pedir o número do Whatsapp dele e realizar uma pesquisa dias depois da entrega dos óculos para saber se ele ficou satisfeito, além de acioná-lo falando de novidades em lentes de óculos, lentes de contato, promoção de armações, dentre outros. Enfim, usar a criatividade para encantá-lo e ser o melhor vendedor da sua empresa.
Por fim, desejamos que você aproveite as nossas dicas e, se quiser compartilhar uma dica especial que utiliza na sua loja, será um prazer receber a sua história! Só enviar um e-mail pra gente que publicamos em nossos canais digitais.
Boas vendas!