Se você trabalha com lentes Free Form, já deve ter notado que explicar para os clientes o funcionamento de lentes tão tecnológicas pode ser um desafio.
Mas, não se preocupe: vamos te ajudar nessa missão!
1. Para começar: entenda como ela funciona
Não conseguimos explicar o que não dominamos, portanto, o primeiro passo é entender na ponta da língua o funcionamento das lentes.
A tradução do termo “Free Form” significa “livre de forma”, o que significa que a lente não possui uma forma pronta, ela é feita exclusivamente para o formato de cada olho. . E, este é seu principal diferencial.
Com isso, a distorção é menor, o conforto é maior, e o cliente finalmente pode ter uma lente específica para suas necessidades e anatomia.
Como ela é feita? Com a ajuda de computadores com tecnologia avançada que atuam no processo de sufarçagem.
Apesar do nome complexo, o processo é simples: sufarçagem é o processo de modelagem das lentes através de um bloco oftalmológico já existente.
No caso das lentes digitais tradicionais, esse processo é feito digitalmente por um equipamento computadorizado, que já adiciona o grau (dioptria) no bloco oftalmológico, antes de modelar a lente. Nesse processo, o lado externo da lente (a parte da frente) que é trabalhado.
Já as lentes Fee Form, apesar de serem confeccionadas pelo mesmo equipamento das lentes digitas tradicionais, são modeladas de forma diferente: o bloco oftalmológico não vem com adição do grau. Para a lente Free Form, é utilizada um software que calcula as necessidades do cliente, e o grau (dioptria) é aplicado atendendo a todas essas necessidades. Além disso, o processo de surfaçagem é feito pelo lado interno da lente (a parte de traz), mais próxima dos olhos, tornando a lente mais confortável, ampliando o campo de visão, com menos distorções (em alguns casos é quase zero), e extinguindo o tempo de adaptação, já que é feita “sob medida” (Este artigo pode te ajudar a entender melhor).
Dica: anote as dúvidas que surgirem dentro do seu processo de aprendizado e da própria equipe de vendas. Em seguida, procure responder todas elas, já que as suas dúvidas podem ser as do seu cliente (e você precisa estar preparado para respondê-las, mostrando domínio e conhecimento).
2. Use exemplos
Você pode usar analogias do dia a dia do cliente para facilitar o entendimento.Por exemplo, você pode comparar a diferença entre as lentes comuns e o modelo Free Form com a compra de uma roupa pronta e uma roupa feita sob medida.
A roupa pronta possui formas pré-definidas e medidas específicas, em que o cliente precisa experimentá-las para ver se serve (e se necessário, mandar ajustar para caber naquele molde já existente). Já a roupa feita sob medida é preparada exclusivamente para o corpo do cliente, levando em consideração suas necessidades individuais, anatomia e desejos. Dessa forma, o caimento e conforto são muito mais eficientes, assim como a satisfação do cliente.
Com a lente Free Form, o funcionamento é parecido. Ao invés de utilizar uma lente com forma já pré-selecionada e limitada às opções disponíveis, a tecnologia Free Form define o formato da lente de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa.
3. Mostre ao cliente as vantagens da lente Free Form
Ao explicar o conceito da lente Free Form, é importante enfatizar para o cliente os seus diferenciais.
É interessante ilustrar as vantagens de ter uma lente feita de forma personalizada para as necessidades do cliente. Por exemplo, pessoas com miopia podem usar lentes esportivas, grandes e curvadas com bom acabamento, ao mesmo tempo (algo que no método tradicional não era possível).
Outro diferencial que deve ser mencionado, é que as lentes Free Form proporcionam um campo de visão maior, com distorção lateral baixíssima, em alguns casos, quase nula.
Com isso, o cliente ganha em conforto e equilíbrio, além de diminuir o famoso tempo de adaptação à lente, já que ela vai ser feita exclusivamente para ele.
Se você quer aprender mais técnicas para treinar e otimizar a equipe da sua ótica, conheça o curso “Vendedor Óptico”.
Foto de Ksenia Chernaya no Pexels.