6 Dicas de Atendimento para Vendedores de Óticas

bom atendimento é imprescindível em qualquer negócio. Por isso, estamos aqui para trazer algumas dicas valiosas para um excelente atendimento em Óticas, considerando as particularidades deste setor.

Uma boa Ótica não vende óculos e lentes, vende saúde, confiança e segurança ao cliente. Veja como transmitir tudo isso na venda e aproveite!

  1. TRANSMITA ENTUSIASMO

Simpatia e cordialidade são fundamentais, mas um vendedor que demonstra energia e boa vontade consegue ser lembrado, pois é normal que o cliente de ótica faça várias cotações até decidir pela compra. Então, faça o cliente lembrar do seu atendimento. Confira algumas dicas simples para manter seu entusiamo:

  • Antes de iniciar as atividades na loja veja ou leia conteúdos felizes, de autoajuda e motivação na internet para se abastecer de uma atitude positiva;
  • Alimente-se bem antes, durante e depois da jornada de trabalho. A alimentação ajuda a manter a energia;
  • Faça atividades físicas regulares, pois além de cuidar da saúde, elas ajudam a manter o seu entusiamo até o fim do expediente;
  • Lembre-se de ouvir o cliente com toda paciência e atenção. OUÇA MAIS e FALE MENOS. Assim, você não perde tanta energia e consegue entender melhor as necessidades do cliente para apontar as melhores soluções.

  1. SAIBA O QUE ESTÁ FALANDO 

Em óticas, além de dominar o processo de venda, pedidos para laboratório, formas de pagamento, dentre outros, o vendedor óptico precisa conhecer sobre a saúde dos olhos. Alguns temas são essenciais. É preciso conhecer o globo ocular e suas principais patologias, ametropias, deficiências visuais, leitura de receitas, dentre outras informações. Conhecimento é a chave para um ótimo atendimento em ótica, por isso, uma capacitação de qualidade é imprescindível.

Não esqueça, também, de se atualizar sobre novas tecnologias. Muitos sites de fornecedores de lentes e armações por exemplo, possuem formas de cadastrar e-mail. Então, aproveite para fazer seu cadastro e receber informações sobre o setor em que você atua com maior rapidez.

  1. SAIBA OUVIR 

Além de preservar sua energia como falamos acima, saber ouvir dá ao vendedor muitas informações importantes para uma boa negociação. Vender é ouvir. Não é falar. 

O cliente de ótica, muitas vezes, precisa falar sobre o seu problema, sai do consultório médico com dúvidas e angústias. Outras vezes, já fez orçamento em outros locais e estas informações podem ajudar na argumentação de venda e provar o diferencial do atendimento qualificado.

  1. SEJA SINCERO

Se no momento do atendimento você não souber a informação sobre determinado produto ou problema oftalmológico apresentado pelo cliente, não tente mentir ou fingir que domina o assunto. Pergunte a um colega de trabalho mais experiente, ao gerente ou ao proprietário do negócio. Na área de saúde, a resposta errada pode gerar diversos conflitos futuros  e aumentar a insegurança do cliente. Por isso, não hesite em pesquisar e dizer ao cliente para aguardar enquanto procura pela informação correta.

  1. PERSONALIZE O ATENDIMENTO 

Atenda pelo nome do cliente. Ofereça água, café e dê abertura para que ele aponte os produtos que gostar.

Fique atento ao perfil do cliente. Muitas vezes, o vendedor julga o cliente pela roupa que ele está usando ao entrar na loja e isso pode ser uma armadilha. Então, para não errar, faça perguntas. Tente compreender o estilo preferido do cliente como esportivo, clássico, moderno, colorido, grande, pequeno. Pergunte sobre sua profissão, hobbies, etc. Além de quebrar o gelo, as chances de você indicar o produto certo aumentam.

Se o cliente quiser algo econômico, acredite nele, mas esta é uma objeção super comum. Reaja dizendo que precisa informá-lo sobre o melhor produto que a ótica trabalha pelo menos para que ele tenha conhecimento. Esta estratégia ajuda a melhorar o valor da compra – o cliente que pensava em algo mais barato pode levar algo com valor intermediário -, além de transmitir a credibilidade da ótica por trabalhar com uma gama maior de soluções para o cliente.

  1. INVISTA NO PÓS-VENDA 

Ao menos uma vez ao ano, o cliente com ametropia procura seu oftalmologista, portanto, invista no pós-venda. Você pode oferecer a ele lentes de contato para garantir compras mensais ou trimestrais.

Você pode, ainda, pedir o número do Whatsapp dele e realizar uma pesquisa dias depois da entrega dos óculos para saber se ele ficou satisfeito, além de acioná-lo falando de novidades em lentes de óculos, lentes de contato, promoção de armações, dentre outros. Enfim, usar a criatividade para encantá-lo e ser o melhor vendedor da sua empresa.

Por fim, desejamos que você aproveite as nossas dicas e, se quiser compartilhar uma dica especial que utiliza na sua loja, será um prazer receber a sua história! Só enviar um e-mail pra gente que publicamos em nossos canais digitais.

Boas vendas!