Um dos maiores desafios enfrentados pelos gestores de óticas, segundo uma Pesquisa de Mercado Óptico em 2018 é o de gerenciar a equipe de funcionários. Se você gerencia uma ótica, as chances de estar passando por isso são grandes: de acordo com a pesquisa, entre 22% e 15,9% das óticas brasileiras vivem esse desafio.
Para te ajudar, elaboramos 5 dicas de gerenciamento de equipes que vão te ajudar a superar esse desafio e alavancar as vendas da sua ótica!
1. Incentive sua equipe com metas claras
Uma coisa é fato: uma equipe que vende muito é uma equipe desafiada para isso! Estabeleça metas claras de vendas e desafie sua equipe a atingi-las.
Quando falamos sobre metas é importante estabelecer uma valor e uma data. Com isso, o desafio fica mais claro e é mais fácil atingi-lo.
Além disso, pense em gratificações para os funcionários que alcançarem as metas mais rápido, ou para os que venderem mais.
Só topamos encarar um desafio quando sabemos que teremos a recompensa, não é verdade? Raramente alguém decide se dedicar de corpo e alma a uma meta se não for recompensado por isso. Portanto, pense em formas interessantes de recompensar seus colaboradores, seja com bônus, presentes, ou até mesmo oportunidades de crescimento dentro do seu negócio.
2. Aprenda a dar e pedir feedbacks (aprenda a técnica do sanduíche)
Feedback é um dos conceitos-chaves de todas as grandes empresas do mundo! Feedback significa uma resposta a um estímulo como forma de avaliá-lo. Na prática das empresas, é basicamente o diálogo entre o líder e cada um dos funcionários em uma espécie de avaliação do trabalho que vem sendo feito, com elogios, críticas e sugestões de melhorias.
O ideal é que o gerente tenha conversas periódicas com seus colaboradores para trocar feedbacks, tanto sobre o trabalho deles, quanto sobre a sua liderança.
Uma dica-mestre para você dar um feedback negativo para seu colaborador: use a regra do sanduíche! O ponto principal dessa regra é você colocar sua crítica entre dois elogios sinceros, como um sanduíche: elogio + crítica + elogio.
Por exemplo: vamos imaginar que você tem um funcionário muito organizado, tranquilo, pontual, mas que desiste muito fácil do cliente e não se empenha em converter a venda. Usando a regra do sanduíche, você poderia dar o feedback da seguinte forma: “Fulano, gostaria de parabenizar pela sua pontualidade, que mostra o compromisso com seu trabalho e profissionalismo, algo muito importante para nossa empresa. Para melhorar ainda mais sua atuação aqui na ótica, o que acha de trabalharmos um pouco mais a conversão das vendas? Muitos clientes são propensos a fechar e, com um pouco mais de persistência e flexibilidade você pode concluir ainda mais vendas! Posso te ajudar no processo, o que acha? Tenho certeza que com a sua organização exemplar você desenvolverá essa e quaisquer outras habilidades que desejar para crescer ainda mais profissionalmente”.
Percebe a dinâmica? Use qualidades reais do funcionário, faça sua crítica, proponha soluções e finalize com outro elogio sobre uma qualidade. Mas, para isso funcionar é preciso que você pratique o próximo item.
3. Conheça seus colaboradores
Se aproxime dos seus funcionários, conheça-os, ajude-os, tenha empatia com eles. Lembre-se que uma empresa de sucesso só chega lá com o trabalho de sucesso de toda a equipe!
Trate seus funcionários com respeito e atenção, buscando proporcionar felicidade para cada um deles no ambiente de trabalho. Um colaborador que encontra um líder aberto a ouvi-lo e valorizá-lo tende a render (e vender) muito mais.
4. Estude para ser um bom líder
Um bom líder se aperfeiçoa e busca o autoconhecimento para sempre melhorar O que não falta são conteúdos disponíveis para isso: Livros, vídeos, cursos, treinamentos… Ninguém nasce pronto para ser um grande líder, é necessário estudo e treinamento. Aprenda com os que já estão lá na frente e busque sua melhor versão.
5. Capacite a equipe
Uma equipe capacitada é uma equipe valorizada e bem preparada para alcançar grandes resultados. Estimule sempre a capacitação do seu time com cursos, treinamentos e capacitações
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